quarta-feira, 6 de julho de 2011

Arte Consciente

              Entrevista com Mangala Swami sobre Arte Consciente:


Qual conselho daria aos que estão entrando na Arte Consciente?
Meu conselho para os artistas é que sejam autênticos, que não sigam esse costume feio de querer agradar ao público fazendo o que esteja na moda, isso não é importante, devemos focar todo nosso esforço para conhecermos a nós mesmos e fazer algo que esteja de acordo com a demanda de nosso coração, se não seguimos o coração nunca seremos felizes, e a arte que foi feita sem sentir felicidade verdadeira não transmitirá uma beleza real, por isso o primeiro é conhecer a si mesmo e descobrir que em nosso coração está Deus e que existe uma relação eterna com Ele e compreender que Ele está em todas as partes e que essa descoberta nos permite entrar no misticismo de ver toda a Criação como uma obra do Artista Supremo. Dessa maneira, ao nos dispor respeitosamente ante a Criação, compreendemos que tudo é sagrado e podemos ser aceitos como videntes da verdade, logo sentiremos uma necessidade natural de ajudar a que outros também despertem essa consciência, assim nos tornamos verdadeiros ativistas da Arte Consciente, criando arte que promova a proteção a tudo que é vida, a tudo que é sagrado (animais, insetos, vegetais, minerais e todos ser vivo desta criação).


Quais são suas principais influências ao fazer sua arte consciente e por quê?
Como dizem os indígenas australianos: “falar deve ser somente para orar”, minhas influências são todos os músicos que cantam de coração e livre de aparências. Meus favoritos são os bhajans de Srila Paramadvaiti Swami e os kirtans de Srila Atulananda Acarya, Maharaj Damoradara, Maharaj Narayan, Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaj, Kumara Vani e prabhu Aindra.



O que é Arte Consciente para você e como a expressa em suas obras?
Arte Consciente é a arte sábia, pois nunca senti estar em contato com algo tão belo como o canto de uma pessoa pura como Srila Paramadvaiti Swami, de quem emana amor genuíno livre do desejo de fama e posição, desejo material que traz essa desagradável atmosfera de competência e inveja, característica do meio artístico mundano, a diferença de estar com artistas de coração é uma conexão com aquela arte humilde e cheia de substâncias (amor e sabedoria) que tem a força para gerar uma revolução que possa mudar o mundo com a mensagem do Amor Universal. Eu expresso a arte consciente principalmente através de composições musicais, pinturas, murais e tento praticar a arte das relações cuidando amorosamente dos demais. 




Como se vinculou originalmente com o conceito de Arte Consciente?
Eu estudava no Conservatório da Universidade do Chile que se localizava justamente em frente ao Restaurante e Centro Cultural Vrinda, que frequentava desde o ano de 1997 como um cliente diário, ja que era o restaurante vegetariano perto das minhas salas de aula, até que no dia 29 de julho de 2000 me convidaram para escutar uma conferência de Srila Paramadvaiti Swami (fundador da Escola de Arte e Harmonia Consciente).
Entrei na sala de conferências e presenciei o que considerei a cena mais artística que havia visto na minha vida, o Swami estava cantando uma doce melodia que fazia todos se derreterem diante da doçura de um canto que vinha do mais profundo do seu coração e que transmitia um sentimento de alegria indescritível, era uma alegria forte e convincente. Inumeráveis devotos cantavam em resposta ao canto do Swami, todos contagiados desse êxtase, vestiam roupas típicas do vaishnavismo com tonalidades açafrão, branco e colorido, as cabeças reluzentes recém raspadas, a tudo isso se somava ao aroma de um suave e agradável incenso, e ainda havia belos quadros nas paredes com imagens dos passatempos de Krishna que me transportaram a outra dimensão, todos meus sentidos foram bombardeados de belas informações artísticas na forma de música, pinturas, roupas, cheiros e para finalizar, o cálido abraço do devoto recepcionista. Sentei e continuei contemplando esse espetáculo que me fez derreter e começar a chorar incessantemente pela emoção de estar frente a algo extraordinariamente bonito, logo me perguntei: Como pode existir uma felicidade tão plena e verdadeira? Qual é o significado de todo este ritual? O que eles pensam para se ver tão realizados? O que há por trás de tudo isso? Nesse mesmo momento começou a conferência e tive a oportunidade de escutar a conferência mais doce, sábia e revolucionária que havia escutado na minha vida, nesse momento todas minhas dúvidas acabaram e vi refletido todos meus sonhos ideais de beleza, amor, revolução e espiritualidade juntos naquele Swami, suas palavras, sua arte e sua família espiritual. Isso me fez sentir que não havia encontrado um líder de uma instituição religiosa, mas algo muito mais além, um genuíno revolucionário do amor espiritual com uma abordagem artística, visionária, vanguardista e realmente preocupado com os problemas sóciais e espirituais. Era a fonte de inspiração para realizar o que meu coração me pedia, mas que eu não me atrevia a realizar. Nesse momento meu coração sentiu a plena convicção de se unir a essa revolução e ser um dos discípulos daquele Swami. Terminei esse ano de faculdade e imediatamente fui viver em um Ashram daquele Swami, no dia 29 de dezembro de 2000, posteriormente, no dia 4 de fevereiro de 2001, tomei iniciação espiritual e sigo servindo com muita felicidade a este revolucionário do amor, Srila Bhakti Aloka Paramadvaiti Swami.
Viva a Arte Consciente! viva os artistas de coração!


Para conhecer mais sobre Arte Consciente, acesse:
http://cart-media.org/
http://cart-brasil.blogspot.com/
http://cartrecords.bandcamp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário